terça-feira, 3 de maio de 2011

::Série:: Caçadores de Sombras


Bem sei que a autora (Cassandra Clare) começou agora a publicar a segunda trilogia desta saga, mas vou ser sincera e dizer que, num futuro próximo, não pretendo ler os restantes livros, pois parece-me que a "Cidade de Vidro" encerra muito bem a saga.

Assim sendo, aqui fica a minha opinião geral da saga "Caçadores de Sombras (Mortal Instruments)", ou, melhor dizendo, da sua primeira trilogia:

- Em "A Cidade dos Ossos (City of Bones)" fiquei imediatamente interessada na história, graças a personagens distintas, um mundo criado de forma bem integrada, e diálogos que me faziam sorrir. Apesar de o vilão se mostrar bidimensional não me pareceu que isso afectasse em demasia o divertimento do primeiro volume, que conseguiu ainda trazer algumas surpresas finais.
- Com "A Cidade das Cinzas (City of Ashes)", conhecemos mais personagens, descobrimos mais segredos, houve muita acção e novos desenvolvimento, e percebemos melhor qual o objectivo do vilão, mas por outro lado a autora recorreu a certas situações completamente despropositadas e desnecessárias, tentando desenvolver o romance, conseguindo apenas deixar o leitor perplexo com a estupidez narrativa, em certos momentos.
- E por fim, com "A Cidade de Vidro (City of Glass)", a autora conseguiu encerrar bem um ciclo da saga, deixando o leitor satisfeito com o desenlace. No entanto, os protagonistas, neste volume, mostraram-se mais imaturos e inconsequentes que nos anteriores, o que mostrou uma regressão no desenvolvimento das personagens. O que também não ajudou, foi a falta de verdadeiras surpresas e a clara falha da autora em transmitir emoções fortes neste último volume.

Num contexto geral, a história é interessante, o role de personagens é diverso e a prosa está bastante acessível. No entanto há muitas coisas que poderiam ser melhoradas, e também me pareceu que estes três volumes são suficientes, o que faz com que a trilogia seguinte não faça --a meu ver-- muito sentido, embora tenha sido evidente que a autora, nas últimas páginas de "A Cidade de Vidro", quis criar algo que permitisse a continuação.

À saga completa dou a seguinte classificação: 6/10 (Interessante)

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails