domingo, 11 de maio de 2014

A Vida aos Quadradinhos - Janeiro a Abril 2014

Já há vários meses que não faço esta rubrica, talvez porque em Dezembro não li nenhuma BD e depois fui-me alienando um pouco do blog. Por isso aqui ficam as leituras aos quadradinhos, do meses de Janeiro a Abril de 2014:
Shadow Kiss (Academia de Vampiros 3), de Richelle Mead e Leigh Dragoon e Emma Vieceli
Para quem leu os livros da série, não é novidade que o terceiro é o mais emotivo e com mais desenvolvimento. Esta adapatação para novel gráfica foi bem conseguida e é uma alternativa a quem quiser seguir a série mas não quiser ler os livros. Como nos anteriores, os acontecimentos são mais apressados que no livro mas isso não é necessariamente mau. Infelizmente não achei que o momento mais marcante do livro (e da saga) fosse suficientemente bem explorado. Não teve tanto impacto como no livro mas isso talvez se deva, em parte, ao facto de eu já saber o que se ia suceder.

Toki Meca! 1, de Naoko  Takeuchi
Tinha lido os primeiros capítulos há uns anos atrás e embora não tivesse adorado, decidi voltar a pegar-lhe para terminar, pelo menos, o primeiro volume. E foi só mesmo isso que fiz. E até isso custou. História muito marada (não tenho outra palavra para a descrever), situações muito repetitivas e pouco desenvolvimento de personagens. Não me atraiu, de todo!

Running on Empty 1 e 2, de Kim Jea-Eun
Um manga shounen-ai (boys love) que é bastante fofo e que acaba por ter duas personagens interessantes, apesar de cair nos clichés do género e de ser um pouco abrutalhado no início. Gostei bastante do final.

Shinobi Life 11 a 13, de Shouko Konami
Acho que já aqui disse antes que gosto muito da arte deste manga e dos seus portagonistas. Estes foram os volumes finais e, apesar de eu esperara algo melhor para o desfecho, acabou por não ser mau de todo. As personagens tiveram o fim que mereceram e houve espaço para bastante desenvolvimento, especialmente do principal antagonista.

O Gato do Rabino, de Joann Sfar
O Gato Rabino contém três histórias que se sucedem de forma bastante espontânea. É uma obra cujo tema é bastante explícito: o judaísmo, e que é bem aproveitado neste formato, nestas personagens e nestas histórias.
Confesso que conheço pouco o povo, a religião e o estilo de vida judaico, mas isso não me impediu de desfrutar destas histórias; bem pelo contrário, acho que até ajudou.
As três histórias foram interessantes mas a minha favorita foi "O Malka dos Leões", talvez por ser a do ponto central, onde conhecemos a fundo as personagens e onde as suas acções têm as maiores consequências. A beleza da mensagem: amizade, auto-descoberta e esperança, também fez com que acabasse por ser a melhor.
No entanto há algo que me impediu de adorar esta BD e isso prende-se com as personagens. Apesar de ricas e bem adaptadas À história, a verdade é que não me liguei com nenhum dos humanos, apenas com o gato que, no final, me pareceu o mais humano, o menos quebrado. Acontece que todos os outros me pareceram um pouco fracos. Talvez mais humanos, certo, mas também mais difíceis de apoiar, especialmente na terceira história. A Zlabya foi, para mim, a menos agradável das personagens, talvez por ser a que menos é explorada, ou talvez por ter uma personalidade algo desagradável. Contudo também entendo que as personagens são fruto da época, e esta BD não decorre nos tempos modernos, daí que certas características sejam mais que compreensíveis.
Os desenhos funcionam lindamente, embora possa demorar um pouco que o leitor se habitue, especialmente porque o estilo não é coeso. o entanto esta falta de simetria é, aparentemente, propositada, e acaba por ter uma beleza muito própria, mesmo na sua mais visível deformidade. E porque não quero correr o risco de não fazer sentido, mantenham em mente que por vezes o desenho é muito realista, e noutras vinhetas este é o mais cartoonizado possível.
No geral é uma BD muito interessante, que vale a pena ler e que me proporcionou umas boas horas de leitura e reflexão.


Animal Jungle, de Nana Shiiba
Já tinha lido os primeiros dois capítulos e quis terminar o volume. É uma manga engraçado mas não me ficou na memória.

C-Blossom Case 729 vol. 2, de Harutoshi Fukui e Kayoko Shimotsuki
Tendo já lido o primeiro volume, quis terminar a série, lembrando-me que tinha até gostado do que lera antes. Neste segundo a história cai nas ciladas habituais, nos clichés, no entanto tem algumas cenas finais bastante bem conseguidas e por isso acabou por não ser mau. Não gosto de quando a protagonista precisa ser sempre salva e essa é uma das fraquezas do manga, mas o romance é fofinho.

Hikitateyaku no Koi, de Ako Shimaki
Tendo já lido alguns mangas desta artista, a arte é sempre uma das coisas que mais me agrada mas também as histórias românticas acabam por ser interessantes. Este volume é composto por várias histórias independentes cada qual com as suas personagens. Gostei, mas não adorei.

Happy Rush, de Tomomi Nagae
Gostei bastante deste manga,. apesar de alguns percalços pelo meio. O facto de as personagens terem vidas bastante rotineiras, jogou a seu favor, e adorei o facto de o final ficar totalmente em aberto, mas de uma forma que deixa o leitor satisfeito.

Hitomi de Watashi wo Tsukamaete, de Tomomi Nagae
Só li a primeira história deste volume mas gostei. Não foi nada de especial, mas também não foi particularmente mau.

Kisu, Shite Iidesuka...?, de Tomomi Nagae
Também aqui só li um capítulo e a ideia foi semelhante. Não desgostei, mas não amei. A arte é bonita mas a história podia ter mais desenvolvimento e novidade.

Neste momento estou a ler "Magi - The Labyrinthof Magic" e a gostar. Em breve falarei desse manga.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails