quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Fairest

"Fairest (The Lunar Chronicles 3,5)", de Marissa Meyer (ainda não publicado em Portugal)

Este livro é na verdade uma prequela à série The Lunar Chronicles (por isso não entendo como a listara como sendo o livro entre o terceiro e o quarto visto que os acontecimentos narrados, quase na totalidade, acontecem bem antes do primeiro). Nele ficamos a saber um pouco mais sobre Levana, a grande vilã da história, e também da sua irmã, raínha Channary, assim como temos um vislumbre das origens da Winter e da Cinder. Winter é também a personagem que dá nome ao último livro da série, lançado recentemente, e que eu estou agora a ler (por isso a opinião deve sair antes do final do ano, se tudo correr bem).
Tenho no entanto de confessar que fiquei um pouco decepcionada quando percebi que o livro começava logo com uma Levana adolescente, sem que tenhamos grandes vislumbres da sua infância, tirando duas situações muito marcantes da dita. Contudo, visto que a história se inicia num dos momentos mais marcantes da sua vida, o leitor consegue acompanhar ao longo das páginas a degradação gradual da personalidade de Levana, apesar de já antes disso ela ter muitos traços de egocentrismo extremo e absolutismo lunático (pun intended * trocadilho intencional). Consegui inclusivé sentir pena dela e do ambiente em que ela cresceu, o que já é dizer muito visto que se leram algum livro da série vão perceber que ela é uma personagem completamente detestável.

Toda a história entre ela e o pai da Winter, o Evret, foi dolorosa de se ler e impressionante de seguir porque havia ali amor mas era um amor tão cego e unilateral que só podia acabar mal. Uma cena em particular ficou-me gravada na memória.
*Spoilers* Foi aquela em que a Levana usou os seus poderes para ficar a aparência da mãe da Winter, Solstice, enquanto ela estava grávida, e é depois apanhada pelo Evret e ganha-lhe gosto. *fim de Spoilers* Essa, para mim, foi uma das cenas que mais definiu a personalidade da Levana e o que ela seria daí para a frente, sendo que a cada nova situação ela ficava pior.
Impressionantemente a Channary no início era bem pior que a Levana mas quando a Cinder nasceu tudo mudou.

Em suma, Fairest é um bom complemento ao universo de The Lunar Chronicles, mostrando-nos o passado que moldou a Levana e também as raízes da Cinder e da Winter. Um bom pequeno livro que traz muito de novo à série, com personagens fortes e cenas intensas, mais a nível psicológico que propriamente de acção. Vale a pena ser lido por quem já segue a série,

Sinopse:
In this stunning bridge book between Cress and Winter in the bestselling Lunar Chronicles, Queen Levana’s story is finally told.
Mirror, mirror on the wall,
Who is the fairest of them all?

Fans of the Lunar Chronicles know Queen Levana as a ruler who uses her “glamour” to gain power. But long before she crossed paths with Cinder, Scarlet, and Cress, Levana lived a very different story – a story that has never been told . . . until now. 
Marissa Meyer spins yet another unforgettable tale about love and war, deceit and death. This extraordinary book includes full-color art and an excerpt from Winter, the next book in the Lunar Chronicles series.


Booktrailer: 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails