sexta-feira, 12 de abril de 2013

A Ilha de Sukkwan

"A Ilha de Sukkwan", de David Vann (Ahab Edições)

Sinopse:
Uma Ilha selvagem no Sul do Alasca, a que só se consegue chegar de barco ou de hidroavião, repleta de florestas virgens e montanhas escarpadas.
Este é o cenário inóspito que Jim escolhe para fortalecer a relação com o seu filho Roy, que mal conhece. Doze meses pela frente, numa cabana isolada do resto do mundo.
Mas as difíceis condições de sobrevivência e a tensão emocional a que se vêem sujeitos rapidamente transformam esta viagem num pesadelo, tornando a situação incontrolável


Opinião:
Depois de ler A Ilha de Caribou descobri que este A Ilha de Sukkwan, apesar de ter sido escrito antes, era uma (espécie de) sequela e por isso tive de o ler. Obrigada ao Ângelo Marques que me emprestou.

Este livro conta a história de Jim, que n' A Ilha de Caribou havia sido uma personagem que me irritou bastante. Neste livro ele está muito diferente. Tão diferente que nem parece a mesma personagem, não fosse por ter o mesmo passado e se relacionar com as mesmas pessoas, julgá-lo-ia uma personagem separada. Também seguimos Roy, que é filho de Jim, e Roy foi, para mim, a personagem mais rica do livro. Não que tenhamos muitas, porque praticamente o livro é todo sobre estes dois e se há menção de uma ou outra pessoa, elas são praticamente irrelevantes.

Confesso que não fiquei rendida a esta história, embora haja momentos brilhantes, a maioria do livro nada mais é que uma repetição d' A Ilha de Caribou, ou será que devo dizer que o outro é que é uma cópia e repetição deste?
Os temas são os mesmo, a depressão, a solidão, o escapar à sociedade na esperança de alcançar algo que nunca se encontrará, uma primitividade que perdemos no mundo civilizado, uma união com a natureza que, em ambos casos, tem resultados catastróficos por culpa de problemas muito anteriores ao isolamento. E não é só no tema que os livros são demasiado semelhantes, pois também as cenas (construir um abrigo de forma descoordenada e impensada, o estripar de peixes, etc.), e no final quem sofre as consequências não é quem primeiramente tinha o problema, mas o outro.
E aqui está o meu grande problema com este livro. É que enquanto n' A Ilha de Caribou eu achei credível o desfecho das personagens, neste o que aconteceu com o Roy saiu do nada! Literalmente. Não vou contar o que aconteceu mas eu fiquei estupefacta a ler as palavras. Não fez sentido! E depois disso o livro até melhorou, com a loucura do Jim muito bem retratada. Mas no final voltou a descambar e achei o final absurdo.

A nível de personagens, na primeira parte Roy é a mais interessante, sem sombra de dúvida, e por isso mesmo o seu 'destino' é tão difícil de aceitar, já que não fazia sentido. Na segunda metade Jim ganha terreno e a sua dor, a sua culpa e a sua solidão envolvem o leitor num manto sufocante, quase até ao final. O problema é que o final não resulta e quebra o ritmo narrativo.

Em suma, foi um livro que li facilmente mas que não me surpreendeu muito, e em muitos dos momentos que me surpreendeu, foi pelas piores razões: inverosimilhança. O autor conseguiu descrever personagens ricas e algumas passagens são muito boas, mas tropeçou algures pelo meio, voltou a apanhar-se e depois voltou a cair, sem ninguém para o amparar na narrativa.
Não me arrependo de ler, mas se querem ler, acho que não vale a pena ler os dois livros. Leiam um ou outro e terão mais ou menos a mesma coisa.

Tradução:
A tradução estava bem feita e cuidada. Nada a apontar.

Capa, Design e Edição:
Gosto muito das edições da AHAB, que são cuidadas e têm capas muito bonitas. Vale a pena comprar o livro em português.

2 comentários:

  1. Olá Ana.
    Tenho este livro na minha wishlist há imenso tempo e por qualquer motivo, na hora da compra, tem ficado para trás. Com base na tua opinião parece que não tenho feito má escolha.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André, eu tenho a certeza que se não tivesse lido "A Ilha de Caribou" antes, tinha gostado muito mais deste. Por isso se não leste o outro, acredito que vás gostar deste. :)

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails