quinta-feira, 29 de março de 2012

TAG - 11 respostas

Recebi recentemente a atribuição do Nobel do desafio TAG - 11 respostas, da parte da Patrícia do Chá da Meia-Noite e da Ne do do Ler por Gosto não Cansa. Obrigada meninas!
Regras:
1. Criar um post e responder às questões de quem te deu a TAG no post;
2. Criar 11 novas perguntinhas diferentes para passar adiante;
3. Escolher 11 bloggers para dar a TAG e colocar o link dela no post;
4. Ir para a página das bloggers selecionadas e dizer-lhes que foram tagueadas;
5. Não se pode taguear a blogger que nos indicou a TAG;
6. Avisar a blogger que nos passou a TAG quando fizermos o post sobre a mesma.
Perguntas da Patrícia (Chá da Meia-Noite):
1 - Séries ou Filmes?
- Séries! Embora os filmes sejam bons para quando não me quero comprometer com algo novo e que pode durar 15 temporadas. 
2 - Preferes viver no mundo da fantasia ou na realidade?
- Não há escolha, porque a fantasia só o é por não ser real. Se o mundo de fantasia fosse o real então o real passava a ser o fantasia e, bem ... nunca mais saiamos daqui. Para descomplicar, prefiro o real, por ser o que tenho.
3 - Imagina que podias construir a tua própria biblioteca particular. Como seria? Que livros teria? Como a decoravas?

- Eu tenho uma biblioteca particular, constituída por duas estantes azuis e cerca de ... 500+ livros, fora as 350+ Bandas Desenhadas armazenadas debaixo da cama. Mas se pudesse escolher queria uma biblioteca privada como a que o Monstro tinha no filme "A Bela e o Monstro". Ah, que maravilha! Enchia-a de tudo: ficção, não-ficção, dicionários, enciclopédias, literatura clássica, contemporânea, papiros antigos. Eu sei lá! Tudo!
4 - Ilustrar ou Escrever?

- Quatro anos atrás esta pergunta seria mais difícil, agora é um pouco mais fácil. Escrever, sem sombra de dúvida. A minha paixão é a escrita e não a troco por nada, nem mesmo a leitura.
5 - O que te levou a escrever sobre livros no blogue, (ou a começar um blogue literário)?

- Quando comecei a ler com regularidade e a ler mais blogs sobre livros, achei que seria giro registar as minhas opiniões num cantinho só meu onde outros pudessem vir comentar e argumentar as minhas opiniões. Dá trabalho, mas vale a pena.
6 - Qual é a tarefa doméstica que mais abominas?

- Lavar a casa-de-banho. ODEIO! Infelizmente calha-me sempre a mim. :(
7 - Onde queres estar daqui a dez anos?

- Numa casa minha, onde tenha um escritório-biblioteca  um jardim. Com a vida organizada e tempo para escrever. Com vários livros publicados (com sucesso). Ah!, e com um jipe à porta. :)
8 - Qual foi o teu primeiro livro preferido?

- "Ruby" de V.C. Andrews. Que ainda hoje é um dos livros que sei que mais me influenciou a nível de escrita e mesmo de leituras subsequentes.
9 - Tendo em conta o teu ritmo de leitura até hoje, quantos livros pensas ter lido daqui por 5 anos (mais ou menos)?

- Se conseguisse ler como no ano passado, diria 500, mas ao ritmo que levo este ano, aposto mais em 300 livros. Fora as bandas desenhadas e mangas que devo ler outros tanto (ou mais).
10 - Qual a melhor maneira de incentivar uma pessoa a ler, ou de "criar" hábitos de leitura numa pessoa que não gosta de ler?

- Pergunta difícil! Eu acho que é de pequenino que se torce o pepino, por isso se as crianças forem habituadas a ler (ou a que lhes leiam) desde pequenas, elas vão crescer a ler e quando chegarem a adultos continuarão. No entanto para os adultos, julgo que é preciso descobrir o que a pessoa gosta (fora de leituras, tipo: jardinagem, cozinha, etc.) e oferecer-lhe algo que esteja em conformidade com isso, em ficção ou não ficção. Por exemplo, a quem gosta de culinária, oferecer o "Júlia e Julie" ou o "Como água para chocolate", a quem gosta de jardinagem oferecer o "o Fiel Jardineiro" ou o "Jardim Encantado", e por aí fora. Claro que é sempre mais fácil falar do que fazer, mas é um bom ponto de começo.
11 - O que fazes para quebrar a rotina?
- Gosto de passear e respirar o ar puro, observar a natureza e fechar os olhos para escutar os sons que me rodeiam e o vento que sopra.
Perguntas da Ne (Ler por Gosto não Cansa)
1 - Que género de livros preferes?
- Fantasia ou Ficção Científica são os meus géneros favoritos, mas não me cinjo a estes e gosto de ficção em geral. Dentro da Fantasia, prefiro o Realismo Mágico/Fantasia Urbana e Romance Paranormal.
2 - Que género de filmes preferes?
- Dantes tinha preferência pelo terror, mas agora prefiro ficção científica e animação (2D de preferência) assim como dramas.
3 - Que estás a ler agora?
- "Graphic Storytelling and Visual Narrative" do Will Eisner e também "Pantheons" do E.J. Dabel. O primeiro ainda estou a começar, o segundo já estou a mais de meio e não está a ser tão interessante como esperava, mas logo verei se melhora antes do final.
4 - Que série estás a seguir?
- Ui, se fosse a nomear todas não saia daqui hoje. A sério!, sigo séries a mais. As que sigo com mais atenção de momento são: Criminal Minds, Castle, Once upon a time, Supernatural, Grimm, Misfits e Being Human.
5 - Vais ver o filme The Hunger Games?
- Conto ir ver esta semana e estou entusiasmada (e reticente). espero mesmo que valha a pena porque o primeiro livro foi muito bom.
6 - Preferes lavar ou secar a loiça?
- Lavar. Aliás adoro lavar a louça, mas como normalmente sou euq eu cozinho, raramente lavo a louça (e ainda bem).
7 - Quando fores grande queres ser o quê?
- Aha! Já sou grande há alguns anos, mas gostaria de ser uma escritora publicada e com sucesso, aqui e lá fora (deixem-me sonhar!)
8 - Jogas no Euromilhões?
- De vez em quando, sempre com 'sociedade' mas nunca ganhei grande coisa (a sorte não quer nada comigo).
9 - Quantos livros compras por mês?
- Mais do que devia! Não sei bem, mas entre 5 a 10.
10 - Já preferes livros clássicos ou recentes?
- No geral prefiro contemporâneos, mas gosto também de ler clássicos, especialmente pelo gosto de descobrir o que os tornou clássicos.
11 - Preferes comprar ou ler emprestado?
- Sou uma confessa consumista de livros, por isso prefiro comprar. Especialmente porque sempre que leio um livro emprestado e gosto dele, acabo por o comprar na mesma para o ter na estante e poder reler um dia.

As minhas perguntas para os outros responderem:
1 - Qual foi o último livro que leste  e que amaste?
2 - Qual foi o último livro que leste que não gostaste?
3 -  Gostas de adaptações de livros ao pequeno e grande ecrã?
4 - És capaz de deixar um livro a meio se não estiveres a gostar?
5 - Usas marcadores de livros ou dobras as páginas?
6 - Qual foi o último livro que ofereceste (e a quem)?
7 - Qual a tua personagem literária favorita?
8 -  Se fosses um livro, de que género/formato/grossura/editor/linguagem serias?
9 - Tens algum livro autografado?
10 - Quantos livros achas que já leste até hoje?
11 -  Quantos livros tens para ler em casa?

Não vou fazer link a ninguém (acho que já quase toda a gente respondeu a isto. Por isso façam o favor, quem assim o desejar, de pegar nas perguntas e responder, ou no seu blog ou em comentário aqui. Aberto a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails