quinta-feira, 21 de abril de 2011

Booking Through Thursday - Capa

CAN you judge a book by its cover?


Se a pergunta fosse se alguma vez comprei um livro pela capa, então a resposta seria não, mas a verdadeira pergunta envolve muito mais que isso. Pois uma capa pode tanto induzir-me a ponderar a compra de um livro, como criar repulsa e a não-vontade de sequer dar uma hipótese à sinopse ou a um excerto.

Um exemplo que uso várias vezes é o da antologia Contos de Vampiros (imagem ao lado).  Até hoje esta uma das capas mais horripilantes que já vi. Causa-me repulsa, e só por causa da capa adiei a compra da antologia durante meses, porque não queria ter uma coisa feia destas nas mãos. Neste caso, nem os grandes nomes integrados na antologia conseguiram compensar o mau gosto da capa. Horrível!
Felizmente depois de ganhar coragem, lá comprei o livro, li-o (e gostei), mas sempre que olhava para a capa, arrepiava-me. Haja mau gosto!

Mas o contrário também acontece. Por exemplo, a única razão porque peguei no Romance de Genji (de Murasaki Shikibu) foi pela capa (só depois percebi que era o clássico japonês de que já ouvira falar tantas vezes. Ou mesmo o primeiro Anders (de Wolfgang Hohlbein / Heike Hohlbein), que me chamou primeiramente a atenção pelas capas. Muitos outros livros houve, que me prenderam o olhar antes de prender a curiosidade. Afinal, quando  vamos a uma livraria ou feira do livro, ou sabemos já o que vamos comprar, ou conhecemos já os autores, senão os restantes normalmente apelam-nos primeiramente de forma visual, muitas vezes involuntária.

Felizmente há casos em que tanto o conteúdo como a capa são excelentes, e eu dou valor a uma capa que represente fielmente a história, ao invés de seguir tendências e ficar-se pela mediocridade.
Acho que nunca compraria um livro só pela capa (para isso comprava uma impressão do artista), mas pode acontecer. Quem sabe? Só que o mais provável é que acabe por não gostar, até porque hoje em dia as capas mais 'bonitas' nem sempre calham aos melhores autores ou aos melhores livros. E também me parece que, apesar de tudo, não nos devemos afastar de um bom livro só porque tem uma capa horrível, embora a tentação seja muita.. Convenhamos. Quem quer estar a ler num café com uma capa de meter medo ao susto?

5 comentários:

  1. Medo!Também acho essa capa horrível.
    Acho esta pergunta parva. lol. É claro que leitor que se preze não avalia um livro pela capa (excluo deste grupo as adolescentes que compram os livros por a imagem é gira, mas como também não têm sentido crítico, não me parece que cheguem de todo a julgar o livro), mas é impossível negar que uma capa pode chamar a atenção ou fazer um livro passar despercebido (ou espantar o leitor!). Daí a julgar o livro pela capa vai muito distância.

    ResponderEliminar
  2. Cat SaDiablo, aí discordo contigo numa coisa: Não são só os adolescentes que julgam os livros pela capa. Isso sei-o porque já o vi demasiadas vezes. É triste, é!, mas é a realidade. Afinal leitores menos 'conhecedores' podem ser facilmente aliciados por capas bonitas, enquanto que um conhecedor (não estou necessariamente a incluir-me neste nicho) já não se deixam enganar.

    ResponderEliminar
  3. Aquela capa da antologia é horrível mesmo! No sentido de horripilante e de dar arrepios. Imagino-me num café ou no autocarro a ler o livro e as pessoas (que são sempre muito curiosas) a olhar para mim e a fazer "aquela cara". :P
    Eu já julguei os livros pelas capas, principalmente quando era mais nova, e na maior parte das vezes dei-me mal. É uma coisa que todos conseguimos fazer, mas não devemos.
    Hoje, antes de comprar um livro (principalmente de autores que não conheço) leio a sinopse, comentários, e toda a informação possível.

    ResponderEliminar
  4. A leitura é uma experiência e uma má capa pode arruiná-la… Nunca me recusei a comprar um livro pela capa, nem o fiz apenas por ela, mas num mar de livros são as capas e os títulos que atraem o olhar, levando a uma investigação mais cuidada. Uma boa capa faz toda a diferença, sendo mais um elemento que pode dar ou tirar qualidade ao livro.

    “Quem quer estar a ler num café com uma capa de meter medo ao susto?” A mim não me faz diferença nenhuma, desde que não seja eu o incomodado.

    Quanto à capa de “Contos de Vampiros” não acho nada de especial, mas também não a considero assim tão horrível. É uma questão de sensibilidade. A mim mete-te muito mais impressão a nova capa portuguesa de “A Rainha dos Malditos”.

    ResponderEliminar
  5. Aquela capa é horrivel :)
    Boa Páscoa

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails