terça-feira, 4 de janeiro de 2011

One for the Money

"One for the Money (Stephanie Plum 1)", de Janet Evanovich (ainda não publicado em Portugal)

Sinopse:
A Stephenie Plum é tão esperta, tão honesta e tão engraçada, que, com o seu charme narrativo, podia tornar interessante um documentário sobre térmitas.

Opinião:
Esta escritora foi-me altamente recomendada por uma amiga, por isso não hesitei. Não sabia muito bem o que esperar daqui. Sabia que era comédia, sabia que era mistério, mas como raramente via os dois misturados com mestria, confesso que temia o resultado. Bem, fico contente por poder dizer que o meu receio foi infundado e este livro é bastante bom.

O que salta logo à vista, é a personagem principal. Stephenie Plum faz-me lembrar uma outra narradora que adorei, Sunshine, e embora não seja tão "sassy" como a anteriormente mencionada, não está longe do pódio. Stephenie tem garra, consegue ser patética, mas ao mesmo tempo corajosa. Tenta ser independente, mas depois acaba por depender de todos. Enfim ... é humana, e tem uma visão da vida embebida em sarcasmo (que eu adoro ver na literatura).
Depois temos o Joe Morelli, possivelmente o mais idiota mas totalmente adorável dos playboys que eu já li até hoje. Normalmente odeio o tipo de personagens como ele. Convencido, arrogante, humilhador. Mas, neste caso particular, a coisa funciona às mil maravilhas, e acabei por me deixar render pelo seu machismo.
as restantes personagens também estavam muito boas. Gostei especialmente da família da Stephanie, e do Ranger. Mas nem os vilões ficaram a perder no meio disto tudo, pois até as personagens secundárias foram desenvolvidas (sem exageros), dando um outro nível de proximidade à história.

Confesso que adivinhei a resolução do crime com alguma antecedência. Não muita, como já aconteceu noutros livros de mistério, mas ainda assim somei os pontos antes do que, possivelmente, a autora tinha em mente. Isto não foi mau, até porque isso não tornou a leitura menos interessante e até porque a autora fez um excelente trabalho ao dar as pistas, mas também ao manter o mistério até ao fim, de forma convincente e nada "apressada".

A única coisa que não gostei neste livro foi o facto de a narradora (Stephenie) fazer questão de estar sempre a dizer-nos quantos apartamentos cada edifício tinha e como esses apartamentos estavam divididos pelos andares. E também quando começava a nomear todas as ruas por onde passava. Juro! Adorei tudo o resto na peculiar voz desta personagem, mas estes pequenos pormenores irritaram-me imenso.
E acho que em termos do que não gostei, foi isso.

Em suma, foi uma leitura muito agradável, bem humorada, com personagens mais que interessantes, uma história não demasiado previsível, e deixando no ar a promessa de outros livros tão ou mais interessantes que este. Fica a vontade de ler mais.

Capa:
Não amo, mas também não desgosto da capa. Acho que se enquadra bem no ambiente da história (comédia/mistério), mas acho que o branco lhe tira algum dinamismo.


Nota: Esta autora já foi publicada em Portugal, no ano de 2002, pela Presença, contando com dois títulos: "Dinheiro Sujo" e "A vida por um fio", que correspondem ao 5º ("High Five") e 6º ("Hot Six") livro da saga. Alguém me explica, por favor, porque é que as editoras portuguesas fazem isto? Porque é que não começam pelo primeiro?

2 comentários:

  1. OMG, ando há imenso tempo para ler esta senhora, e pensava que os livros que estão publicados em português eram os primeiros. Junto a minha voz à tua: porquê??? Assim se calhar lerei em inglês. Lol, as editoras deviam ter mais cuidado com os maus serviços que prestam, pois só se estão a prejudicar. :| (A Planeta Manuscrito entretanto vai publicar o 8º do Nightworld, não o 9º. Ao menos uma vez seguem a ordem. xD)

    ResponderEliminar
  2. p7
    Essa do Nightworld também não entendo, sinceramente. É que não ganham nada com isso. Por exemplo, eu se comprar vou comprar em Inglês, porque quero ler as coisas por ordem.
    A SdE também fez isso com a saga Highlander da Karen Marie Moning, o que não faz sentido nenhum.
    Vá-se lá entender o que passa pela cabeça das editoras nestes casos. :(

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails