domingo, 11 de julho de 2010

::Filme:: Everything is Illuminated

"Everything is Illuminated (Está tudo iluminado)", baseado na obra homónima de Jonathan Safran Foer, este filme é uma pequena delícia.

Já há algum tempo que o queria ver, mas não sabia ao certo o que esperar. Hoje de manhã, não sabendo muito bem o que ver, lá me decidi a assistir a esta película de 2005.

Elijah Wood e Eugene Hutz mostram-nos umas actuações cheias de sentido e simplesmente magistrais. Acompanhados de perto de outros bons actores (e actrizes) que fazem deste filme um daqueles que fica na memória.

Se ao principio pareceu quase uma comédia, aos poucos fui percebendo realmente a seriedade do tema e quando chegou o final, as lágrimas escorreram sem que me desse conta.
Como muitos outros filmes (e séries, e livros), este mostra-nos um pouco do que foi a perseguição aos judeus na época nazista, embora este filme o faça de uma forma tão ... natural, que não podemos evitar sentir o mesmo que as personagens. Como se nós estivessemos lá, à procura de Trachimbrod.

Não posso deixar de recomendar este grande filme. Vejam!

Noutra nota, adorei a Sammy Davis Jr. Jr. (The Eye Seeing Bitch). XD

6 comentários:

  1. Este é possivelmente o meu filme preferido. Foi me passado a uns 3 anos atrás, pela altura em que os Gogol Bordello vieram cá a primeira vez (o Eugene Hutz é o vocalista da banda) e desde então que o recomendo a toda a gente. A banda sonora é também fenomenal.

    Se ainda não leste o livro, também o recomendo vivamente. O filme não o segue à letra, e o livro consegue ser ainda mais maluco em partes, mas também mais bonito.

    ResponderEliminar
  2. Quigui
    Sabes se o livro está editado em PT? Gostava de o ler.

    ResponderEliminar
  3. Eu li-o em inglês. Procurando na Wook, parece que foi traduzido pela Temas e Debates em 2004.

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de dizer que em português é Está Tudo Iluminado.

    ResponderEliminar
  5. Quigui, andei À procura da tradução em PT mas só encontrei em BR, daí ter posto a tradução errada do título.Se bem que o nome que lhe deram em PT não seja muito ... iluminado? (soa estranho)

    ResponderEliminar
  6. Eu nem sequer sabia que havia tradução em português. A tradução do titulo soa um bocado forçada, é verdade.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails