sábado, 1 de maio de 2010

Fable - Legends in Exile

"Fable - Legends in Exile (Fables 1)" de Bill Willingham (ainda não editado em Portugal)

Opinião: 
Tendo como base as fábulas e contos de fadas que quase todos conhecemos de cor, esta novela gráfica transporta-nos para um mundo onde estes seres eternos (como as suas histórias e o que estas nos ensinam) convivem no mundo dos mortais, por necessidade, pois as suas terras foram conquistadas por um inimigo comum sem nome definido, e apenas conhecido como o Adversary (Adversário).
A partir desta premissa encontramo-nos face à investigação, pela parte do Big Bad Wolf (Lobo Mau), da morte ou rapto de Red, irmã de Snow White (Branca de Neve).
Todos são suspeitos, desde o João Pé de Feijão, que é o namorado da Red, o Bluebeard, até à própria Branca-de-neve e o seu ex-marido, Príncipe Encantado, que teve um caso com a própria Red, e que é um galã dos diabos.
Esta história tee alguns momentos fabulosos, como a carta que o Príncipe Encantado deixou à empregada de mesa com quem passou uma noite, ou a personalidade da Branca-de-neve, ou mesmo a paixoneta do Lobo mau.
Só não gostei mais deste livro porque achei que tinha demasiadas personagens e quase todas foram pouco desenvolvidas, algo que acredito que será resolvido nos próximos volumes. Também não gostei muito da forma como o crime foi resolvido, pois senti que nos esconderam algumas evidências, propositadamente, para tentarem surpreender-nos no final, mas na verdade não foi assim tão surpreendente, o que lhe tirou alguma piada.

Ainda assim, este é um bom volume, que alia originalidade com personagens que todos conhecemos, mas que são reinventadas com destreza.
Sem dúvida que vou ler o segundo volume.

Arte (James Jean, Alex Maleev, Lan Medina):
As capas (James Jean & Alex Maleev) estão fantásticas, com um estilo mais clássico, mas ao mesmo tempo fazendo brotar o sentimento das fábulas de antigamente, onde nem tudo terminava com um "E viveram felizes para sempre".
A arte interior (Lan Medina) está também bastante boa, mais ao típico estilo americano, com cores suaves e sem sombras na pintura (apenas na arte final), o que lhe dá um certo ar mais rude, mas ainda assim fantástico.

Podem ler o primeiro capítulo grátis AQUI.

3 comentários:

  1. Já li quase a série toda. O numero 1 é uma apresentacao, depois as histórias melhoram (eu pelo menos achei) :)

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente não gostei muito do primeiro, pareceu-me demasiado simples e pouco interessante. Mas como me disseram muito bem da série comprei na mesma o segundo. Espero que melhore. :)

    ResponderEliminar
  3. acrisalves, foi o teu comentário sobre este volume e os seguintes que me interessou.

    sleeplessbookworm, o primeiro também não me cativou totalmente, mas como vejo potencial vou ler pelo menos o segundo.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails